Quarta, 6/11/24 às 15h na sala F3-014 do CCMN/UFRJ
Os desastres têm sido uma tônica dos eventos que tem afetado a humanidade de forma mais intensa atualmente. Desde as guerras aos eventos naturais, os desastres têm afetado milhões de pessoas em todo o mundo. A ampliação do número e da gravidade desses eventos está diretamente relacionada a vários fatores, incluindo a urbanização desordenada, o crescimento populacional, e, principalmente, as mudanças climáticas. Além disso, desastres causados por conflitos e guerras também têm consequências devastadoras, gerando graves desastres sociais.
A computação e os sistemas de informação desempenham um papel fundamental na gestão de desastres, auxiliando em diversas etapas, como a prevenção, a mitigação, a resposta e a recuperação. Ao longo dos anos, as inovações tecnológicas têm permitido não só prever eventos desastrosos com maior precisão, mas também melhorar a coordenação das respostas e reduzir os danos.
Esta palestra abordará uma retrospectiva desse papel, destacando as principais contribuições da computação na gestão de desastres, além de listar oportunidades e desafios que se apresentam para o futuro, com ênfase nas pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI).
Marcos Borges é Professor Emérito do Instituto de Computação da UFRJ. Com um background em Bancos de Dados, Engenharia de Software e Sistemas Colaborativos. Ele tem atuado na área de aplicação de gestão de desastres desde 2001, quando fundou o grupo de pesquisa em desastres no PPGI. Além de orientar várias teses e dissertações na área, que resultaram na publicação de dezenas de artigos relacionados com o tema, o Professor Borges foi vice-presidente da ABRRD (Associação Brasileira de Redução de Riscos de Desastres) e membro do Comitê Diretivo, vice-presidente e presidente da ISCRAM (Information Systems for Crisis Response and Management Association). Atualmente é membro do Comitê Técnico do Grupo 5.15 da IFIP, que trata de Information Technology in Disaster Risk Reduction. Atuou como Pesquisador Senior e Professor Catedrático no TECNUN da Universidade de Navarra, Professor Visitante da Universidade Politécnica de Valencia e como professor convidado na Universidade de Agder (Noruega) e na Universidade de Paris VI, em pesquisas relacionados à área de Gestão de Desastres.